Abono salarial do PIS/Pasep é adiado para os trabalhadores
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O Cartão Cidadão 2022 é um documento emitido pela Caixa Econômica Federal, utilizado para saque de benefícios do Governo Federal. A primeira via do Cartão Cidadão 2022 requer a apresentação de documentos para comprovação do direito ao benefício. Saiba mais!
Sobre o Cartão Cidadão 2022
O Cartão Cidadão 2022 é um documento próprio para o saque de benefícios do Governo Federal, promovidos pelo Ministério do Trabalho.
A agência bancária responsável pela emissão, distribuição e gerenciamento do cartão é a Caixa Econômica Federal.
O documento deve ser utilizado, principalmente, para:
- Consultar calendário PIS 2022;
- Emissão de extrato do PIS 2022;
- Saque.
Todos os postos de atendimento da Caixa, como agências e Casas Lotéricas estão aptos a aceitar o cartão.
Aqueles que tem têm direito aos benefícios do Governo, mas já possuem conta corrente em uma agência da Caixa. Podem receber o dinheiro diretamente em sua conta, sem a necessidade do Cartão Cidadão.
Quem tem direito ao Cartão Cidadão 2022?
De acordo com a própria Caixa, a lista de quem tem direito ao Cartão Cidadão 2022 está inteiramente ligada aos programas de benefícios do Ministério do Trabalho.
Isto significa, que o público que recebe o cartão e o utiliza, são sempre trabalhadores registrados em Carteira. Seja da rede privada ou da iniciativa pública.
Como:
- Quem possuí FGTS provisionado;
- Rendimento do PIS;
- Tem direito ao abono salarial;
- Recebe parcelas do seguro desemprego.
Todos estes programas recebem auxilio da Caixa, e por consequência, são sacados a partir do Cartão Cidadão.
Emitir Cartão Cidadão 2022
O trabalhador tem duas opções para emitir Cartão Cidadão 2022. A primeira, e mais utilizada, é solicitando o documento diretamente em uma agência da Caixa.
Na ocasião, o beneficiado comprova que tem direito ao programa e é cadastrado no sistema. Para isso, será necessário apresentar documentos como:
- RG;
- CPF;
- Carteira de Trabalho;
- Número do NIS, que fica registrado na Carteira;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de vínculo empregatício, seja na própria Carteira ou com holerites.
A segunda opção disponibilizada pela Caixa é solicitar a emissão do cartão via telefone. Ligando em um atendimento próprio para o requerimento:
- 0800 726 0207.
Será preciso ter em mãos o número do NIS, para consulta do benefício. Nos dois casos, o cartão é entregue no endereço do trabalhador.
Caso não tenha feito a sua senha, diretamente na agência da Caixa, durante a ligação o trabalhador deve agendar uma visita a Casa Lotérica para o cadastro da mesma.
Na Lotérica será necessário levar documentos de identificação e de vínculo empregatício. O desbloqueio pode ser feito durante esse processo, ou em qualquer caixa eletrônico.
Consultar saldo com Cartão Cidadão 2022
Assim que o trabalhador estiver com o documento em mãos, pode consultar saldo com Cartão Cidadão 2022.
A forma mais comum de consultar o Abono Salarial 2022 é por meio do caixa eletrônico, inserindo o cartão e optando pela alternativa ‘Saldo’ ou até mesmo ‘Extrato’, em que fica registrado todo o histórico de ações na conta.
Caso opte pela consulta em Casas Lotéricas, além de estar com o cartão o trabalhador também vai precisar de um documento de identificação. Certificando que é o titular do documento.
Na lotérica o saldo será impresso e entregue ao beneficiado.
2° via Cartão Cidadão 2022
Se o trabalhador perdeu os documentos, e não tem mais o Cartão Cidadão 2022, precisa imediatamente ligar para o atendimento da Caixa e o solicitar o bloqueio do documento. Para evitar fraudes e golpes.
Caso este não seja o motivo que o leve a pedir a 2° via Cartão Cidadão 2022, mas tenha relação com o desgaste do documento. O indicado também é ligar para o atendimento e pedir uma nova via. No telefone do PIS:
- 0800 726 0207
Ou ainda, solicitar presencialmente. Direto em uma agência da Caixa. A nova via é gratuita. E nos dois casos o trabalhador precisará informar o número do NIS.